A ortodontia pode influenciar a saúde de forma significativa
- Dra. Andréa Dória
- 6 de jul. de 2017
- 1 min de leitura

A Ortodontia é a especialidade odontológica responsável em corrigir as irregularidades no posicionamento dos dentes e discrepâncias ósseas na região da face. Dentre os vários benefícios promovidos pela ortodontia, a estética é o mais divulgado, as vezes de maneira equivocada, pois, a correção dentária vai além de um sorriso bonito e a beleza estética. Busca, sobretudo, a funcionalidade e a promoção da saúde, corrige as anomalias dento´-crâni-faciais, desenvolvendo a correta função mastigatória, respiração e fala.
Importante salientar que os dentes mal posicionados levam a uma mastigação deficiente, prejudicando a digestão dos alimentos e absorção de seus nutrientes. Dentro deste contexto pode surgir gastrite, alteração na saúde dos ossos, pele, unhas, cabelos e até do sistema imunológico, em virtude da carência de nutrientes não absorvidos.
Outros problemas que podem aparecer são as cáries e gengivite uma vez que o paciente não consegue executar corretamente a higiene bucal.
Ao contrário do que se pensa, é fundamental que a criança seja avaliada sobre a posição de seus dentes, já na primeira infância (até 6 anos), para que não ocorra crescimento dos ossos da face em desarmonia, o que pode levar a problemas de assimetrias faciais esqueléticas, as quais, muitas vezes, só serão corrigidas com cirurgia ortognática.
Portanto, é importante logo no inicio da infância passar por avaliação de um ortodontista de maneira a prevenir os inconvenientes à saúde bucal e geral. Em nossa clínica temos ampla experiência com abordagem ortodôntica preventiva para o público
infantil.
Dra André Dória Rodrigues Bento
Cirurgiã-Dentista
Comments