Alimentação Moderna e a Saúde dos Dentes
- Dra. Andréa Dória
- 7 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
A alimentação sempre foi fonte de prazer e satisfação para a humanidade. De tal maneira que os grandes momentos da vida e as conquistas, em geral são celebrados em comemorações, nas quais a comida e a bebida são símbolos da alegria compartilhada.
O advento da industrialização elevou a produção de alimentos a um novo patamar e facilitou o acesso das pessoas à alimentação. Entretanto, o que deveria ser motivo de celebração, tornou-se tema de saúde pública. O processamento dos produtos “in natura” com adição de açúcar, corantes, conservantes, aromatizantes e uma gama de outros elementos químicos que garantem a cor, o sabor, a textura e a conservação, favoreceram o aumento na incidência de diversas doenças consideradas raras no passado, tais como o infarto agudo do miocárdio, diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e o surgimento de outras. O mesmo aconteceu em relação à saúde bucal.
Para exemplificar, vamos abordar duas alterações dentais provocadas pelos alimentação moderna: Sensibilidade Dental e Amarelamento/ Manchamento.
Sensibilidade dental: A alimentação moderna com seu alto teor de açucares e conservantes provoca aumento da acidez na boca e no estômago. Esses ácidos com Ph alterado removem a camada superficial protetora (esmalte dos dentes) aumentando sua porosidade. Este é um dos fatores da sensibilidade dental.

Amarelamento/Manchamento: Com a porosidade aumentada os dentes ficam mais suscetíveis aos corantes existentes nos alimentos industrializados, pois, os mesmos são depositados com mais facilidade provocando seu amarelamento e manchamento.
Essas alterações são tratadas pelo cirurgião-dentista com produtos adequados a cada caso. Importante salientar que pastas branqueadoras podem levar ao aparecimento de sensibilidade ou aumentar a sensibilidade já existente. No caso de clareamento o dentista é criterioso desde a escolha do agente clareador até o método a ser utilizado (caseiro ou leaser no consultório). Em ambos os casos o tratamento deve ser seguido por uma readequação alimentar. Não se esqueça, visite seu dentista periodicamente.
Opmerkingen