
Dra. Andréa Dória R. Bento
Cirurgiã-Dentista
Ortodontia
Um novo conceito em
ORTODONTIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA
Telefone: (16) 3911-2545

ABORDAGEM BIOPROGRESSIVA
NO TRATAMENTO ORTODÔNTICO
A Ortodontia consiste em uma Especialidade Odontológica de suma importância, coadjuvante aos profissionais que atuam para o restabelecimento da saúde bucal do paciente. Inúmeras Técnicas Ortodônticas são utilizadas com o objetivo de alcançar resultados eficazes, entre elas a Terapia Bioprogressiva, desponta como uma alternativa que propõe o tratamento do paciente pensando na integralidade do ser humano.
A Terapia Bioprogressiva foi idealizada Dr. Robert M. Ricketts, atualmente difundida por toda Europa e nos Estados Unidos. O conceito dessa terminologia vem das palavras: Bio = Vida e Progressivo = que se desenvolve gradualmente. Dessa maneira, Terapia Bioprogressiva consiste no conhecimento dos princípios biológicos, associados a uma sequência de procedimentos que visam destravar a mal oclusão de forma progressiva.
Na realidade a Terapia Bioprogressiva classifica-se como uma filosofia e não tão somente como uma Técnica Ortodôntica. Seu cunho filosófico possibilita o tratamento global da face, apropriando-se dos processos biológicos de crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Normaliza as funções bucais (mastigação, fonação, deglutição e respiração) com o benefício de intensificar os efeitos estéticos.
A mecânica na Terapia Bioprogressiva é adaptada aos diversos tipos faciais, padrões musculares e necessidades funcionais individuais. Ela é uma filosofia das possibilidades e não uma técnica restrita as limitações do Ortodontista. Tem como princípios:
-
Enxergar o ser humano com um todo;
-
Levar em consideração o que ocorre no tecido vivo na aplicação de forças;
-
Racionalizar o equilíbrio entre estética e função;
-
O diagnóstico completo e os resultados são guias na seleção e uso dos procedimentos mecânicos;
-
O diagnóstico completo e sofisticado prioriza as reais necessidades dos pacientes;
-
O aperfeiçoamento do raciocínio do profissional objetiva o tratamento integral do paciente.
​
Levando em consideração todos os benefícios da Terapia Bioprogressiva, pretende-se que essa filosofia ocupe cada vez mais espaço entre os profissionais preocupados não somente com o resultado estético, mas, também, com a funcionalidade que proporciona qualidade de vida aos seus pacientes.
Dra. Andréa Dória Rodrigues Bento
Cirurgiã-Dentista
Ortodontia
​
VANTAGENS DA TERAPIA BIOPROGRESSIVA
-
Não é uma simples técnica de tratamento, pois está baseada em princípios.
-
Você, fica sabendo, logo no início, como ficarão seus dentes e sua face, pois é a que tem maior profundidade de diagnóstico.
-
Conhecendo seu problema, o ortodontista bioprogressivo utilizará uma sequência lógica e progressiva com arcos seccionados (tratamento por setores), aumentando a eficiência e a liberdade do movimento dental.
-
É possível movimentar somente os dentes mal posicionados, sem criar efeitos indesejáveis.
-
As pressões são biológicas = menor dor para o paciente.
Caso Clínico

TERAPIA CRANIOSSACRAL
A terapia craniossacral se caracteriza por uma atitude de suave contacto com o paciente. O terapeuta acredita que todo ser humano possui um enorme potencial de transformação e de cura, que basta ser mobilizado para agir com grande eficácia.
Esta terapia surgiu a partir das
teorias da Osteopatia Craniana de Willian G. Sutherland, no início do século passado, e foi sistematizada por John Upledger, na década de 70. A base da terapia craniossacral é o acompanhamento da movimentação sutil dos ossos que formam o sistema craniossacral (crânio, coluna vertebral e sacro). Sua eficácia já foi amplamente testada, sendo reconhecida nos Estados Unidos e em diversas partes do mundo, como Inglaterra, Portugal, França, Japão e Austrália.
Mais do que uma técnica específica de tratamento, o CrânioSacro é uma forma não invasiva de abordagem do ser humano, que pode ser aplicada junto com diferentes técnicas terapêuticas.


A terapia acessa potencial de cura do corpo através da pulsação craniossacral, que é o movimento sutil de contração e expansão provocado pela circulação do líquido cefalorraquidiano. Essa pulsação surge ainda no feto e é a última a se extinguir na morte. Ela possui função restauradora e serve como excelente medidor do equilíbrio corporal.
Mesmo que o paciente seja cético em relação ao tratamento, o corpo naturalmente se dispõe a engajar-se no processo de cura, pois a terapia craniossacral aciona a inteligência corporal.
O foco é o potencial de cura e a saúde do corpo não a doença.
Portanto, pode ser eficaz para diversos desequilíbrios. Em casos de estresse físico e mental, dores crônicas, enxaquecas, distúrbios da A.T.M. (articulação têmporo mandibular), hiperatividade, disfunções neurológicas, depressão, disfunções viscerais, desequilíbrios hormonais, hérnia de disco e outros, a terapia craniossacral provou eficácia.
DISFUNÇÃO DA ATM
TERAPIA CRANIOSSACRAL
ALTERNATIVA AO USO DA PLACA MIORRELAXANTE
A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.
​
Existem diversos sinais e sintomas de DTM. Geralmente é difícil saber com certeza se você possui DTM, devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:
​

- Dor no rosto, mandíbula ou área das orelhas;
- Dores de cabeça (muitas vezes como enxaquecas), dores de ouvido e dor e pressão atrás dos olhos;
- Som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca;
- A mandíbula “fica presa”, travada ou deslocada;
- Sensibilidade nos músculos da mandíbula;
- Inchaço no rosto.
A maioria dos profissionais odontólogos utiliza como tratamento, um protetor bucal conhecido como placa miorrelaxante para diminuir a pressão e evitar o ranger dos dentes. Em nosso entendimento, o uso da placa constitui um procedimento paliativo, pois não age diretamentena na causa do problema e não resolve efetivamente.


Na Clínica Dra. Andréa Dória utilizamos, com resultados extraordinários, a Técnica da Terapia Craniossacral. Ao identificarmos a causa da DTM nas tensões resultantes do estresse, entendemos que é necessário atuar exatamente no sentido de minimizar essas tensões
Assim, através da Terapia Craniossacral, o paciente toma consciência do seu próprio corpo e consegue dia-a-dia maior domínio sobre os agentes causadores do estresse, eliminando a cada sessão os fatores causadores da DTM. E aos poucos o uso da placa torna-se desnecessário. Vale ressaltar que o dentista deve fazer o diagnóstico preciso e que a Terapia Craniossacral deve ser aplicada por profissionais devidamente habilitados.
Dra. Andréa Dória - Fone:(16) 3911-2545
